Marieta é uma personagem clownesca que nasceu para contar historias com objetos, com a ajuda do público e com muita criatividade. A personagem traz antes de tudo a historia dela mesma: uma criança que sem recursos aprendeu com a avó que qualquer coisa poderia ser brinquedo com a ajuda da Imaginação.
Assim, ela tira de sua sacola inúmeras traquitanas que ora serão transformados em personagens da narratividade, ora serão usados por ela própria caracterizando-a como uma personagem da ação da história, com a ajuda da transformação do corpo e da voz.
Marieta incentiva o público a auxiliar nos efeitos sonoros e no desenrolar da narração.
Suas histórias principais são contos de fadas clássicos, por vezes levemente modificados conforme a participação dos ouvintes e utilizados para reflexão das questões de convivência e moral, bem como fábulas do Monteiro Lobato, historias mitológicas indígenas e africanas e contos de mistério.
DEPOIMENTOS
- “Na sua apresentação em nossa escola, durante as comemorações da Semana da Criança, a contadora de história Sophia atendeu todas as expectativas. Motivou, encantou e alegrou os alunos de 1º ao 3° anos com uma história infantil e envolveu os alunos de 4º e 5º anos com uma história de mistério e terror. No final do espetáculo a contadora interagiu com as crianças criando um clima de animação e alegria. Somos muito gratos por sua participação aqui no Basílio Marieta!” (Diretora do “EMEB Basílio Consoline” Sra. Maria Aparecida Barbosa).
- “No momento que contava as histórias percebemos o quanto as crianças se divertiam, pois, além das risadas, de toda a atenção, do quanto participavam, teve também muito alvoroço depois, no qual as crianças, muito empolgadas, comentavam sobre tudo que viram e ouviram.” (Professora do 1° ano Sra. Daniela de Oliveira Costa)
- “As crianças interagiram do começo ao fim se prendendo a todos os detalhes da história que foi conduzida de forma brilhante pela Marieta. Esperamos que ela possa vir mais vezes alegrar o nosso dia e o das crianças com suas histórias incríveis” (Diretora da EMEB Anna Abreu Sra. Rosangela Maria Boccaletto)